terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A Deusa Sedna

Conheça a Deusa do 10º planeta do sistema solar, sua lenda, símbolos e invocações.

Deusa Sedna: Uma bela jovem de pele branca e sedosa, cabelos longos cobertos de algas, serena, distante e fria. Senhora dos mistérios da vida e da morte, deusa das águas mais profundas dos mares. Rainha das baleias governa os peixes e os mamíferos marinhos das águas frias. Entidade cultuada pelos esquimós.

______

ELEMENTOS E SIMBOLOGIA
cores: prata, cinza azulado, azul
pedra: perola
perfume: violeta
elemento: água
animais: golfinhos, baleias
data: 2 de abril
Fluxo de energia: energia relaxante
Planeta Regente: Sedna (10º planeta do sistema Solar)

Dia 2 de abril é uma data especial para os navegantes e pescadores: É neste dia que os esquimós celebram a deusa Sedna: protetora dos mares e dos navegantes. Também em  2 de abril, os antigos portugueses realizavam a festa em celebração de A-Ma: deusa lunar, protetora dos mares e pescadores. Curiosamente em 2 de abril os católicos celebram a festa em homenagem aos santos: São Francisco de Paula, patrono dos navegadores marítimos.  Santa Maria Egipcíaca, patrona dos pescadores.

A LENDA DE SEDNA  (uma das várias lendas atribuídas a origem de Sedna)
A jovem Sedna morava em companhia de seu pai pescador, eles viviam na. A caça e a pesca eram escassas naquela época. Apesar de sua beleza atrair o cortejo de vários homens, nunca se interessou por nenhum deles. Conta à lenda que uma gaivota com poderes mágicos a enfeitiçou... e para tirá-la de casa, prometeu ao  pai que cuidaria bem de sua filha, dando-lhe comida, vestes e uma vida de princesa. Mas em vez do prometido ela foi forçada a viver em um mundo cheio de sujeira e miséria, além disso, era tratada como uma escrava. Tempos depois, seu pai foi visitá-la na terra dos pássaros, chegando lá, ficou chocado com a situação da filha. Sem poder romper com o trato, optou por resgatar sua filha fugindo pelo mar. Mas os pássaros os perseguiram e atacaram o barco. O pai num gesto desesperado para esconder a filha, jogou-a no mar.  Sedna não resistiu ao frio e morreu afogada. Seu corpo submergiu e alcançou nas profundezas dos mares, a terra de Adlivum, mundo dos mortos, onde as almas se purificam antes de irem para o céu obter o descanso e a paz eterna. A magia de sua beleza encantou as almas e os seres do mar, o que lhe garantiu um reino distante de toda a pobreza que viveu. Foi nomeada a senhora dos mistérios da morte e da vida, e os animais marítimos se tornaram seus súditos.

Em outra versão: ...O pai se arrependeu e jogou a filha ao mar. O medo do ataque dos pássaros fez ele cortar os dedos de Sedna quando ela tentava voltar para ao barco... o sangue derramado transformou-se em vários peixes...Sedna se afogou.

RITUAIS XAMÃNICOS
Para garantir a boa pesca e caça aos esquimós, os xamãs em transe vão até seu reino, pintando-se e mutilando as mãos. Através de rituais chegam ao castelo de Sedna para pentear seus cabelos e pedir-lhe que libere as criaturas do mar para a alimentação dos esquimós.

SEU CULTO

O culto a Sedna rompeu fronteiras; na Groenlândia ela é conhecida como Arnakuagsak e no Alasca Nerrivik. Onde rege as águas profundas dos mares, tem o domínio sobre a vida e a morte, desempenha o papel de mãe protetora dos navegantes e pescadores. Alguns xamãs prestam-lhe cultos através de sacrifícios de animais. Neste ritual e celebrado um pacto de obediências as suas leis, quando o homem infringi alguma das leis, ele é castigado com doenças, fome e tempestades.

O PLANETA
Seu nome ficou conhecido mundialmente a partir de 15 de março de 2004, quando astrônomos Instituto de Tecnologia da Califórnia batizaram o 10º planeta do sistema solar com seu nome, Sedna.

INVOCAÇÃO
A deusa Sedna vibra na mesma linha que a Orixá Iemanjá (águas quentes) e a Nossa Senhora dos Navegantes.  A diferença é que Sedna rege as águas frias

O que você precisa para o ritual:
- uma música com som de tambores, não muito agitada
- 1 chocalho
- 1 velas tipo 7 dias, cor azul
- 1 copo azul
- água do mar
- roupa azul - (os cabelos devem estar soltos, evite jóias, fique descalço)
- uma almofada

O Ritual:
- Voltado para o norte, acenda a vela invocando o nome de Sedna 10 vezes, coloque a vela no chão ao lado de um copo azul com água do mar;
- Deixe a música  tocar, solte-se e dance ao ritmo das batidas, utilize o chocalho para acompanhar;
- Com isso seus batimentos cardíacos irão aumentar;
- Ao fim da música se (puder gritar) grite bem alto;
- Deite-se no chão (ou na cama, é importante ficar confortável neste momento), com a cabeça na almofada voltada para o norte;
- Contraia todos os seus músculos,  pernas, braços... feche as mãos e os olhos, faça uma cara de raiva, fique assim por 20 segundos, em seguida solte-se lentamente, respire fundo e relaxe...
- Deitado(a)... sentirá uma  sensação de relaxamento e nesse estágio com os olhos fechados, você ira imaginar uma viagem (astral) ao fundo do mar, ao reino de Sedna, em sua presença faça seu pedido...
- Volte ao seu corpo. Apague a vela.

 (este ritual é uma adaptação do ritual xamânico  que utiliza uma substância  alucinógena para entrar em contato com o submundo)

O que você pode pedir a deusa  Sedna:
- proteção nas viagens marítimas;
- abrir caminhos para o sucesso e riqueza;
- Não deixar que falte alimento na mesa;
- acalmar pessoas nervosas e agitadas;
- quebrar feitiços de amor;
- Sedna pode ser invocada como madrinha ou deusa protetora em rituais iniciáticos de pessoas com elemento água.


_____________________


Sedna é uma das principais deusas inuit, é conhecida como a Mãe dos Animais Marinhos.
Várias são as lendas sobre a origem de Sedna e todas tem em comum o fato dela ser uma bela jovem humana vivendo com seu pai.
De acordo com uma dessas lendas, Sedna surgiu como uma mortal, que foi seduzida por um belo caçador em uma canoa. Quando ela embarcou na canoa, percebeu que fora enganada, pois o belo rapaz se revelou como um espírito-pássaro e a obrigou a se casar com ele.
O tempo passou e o pai de Sedna foi visitá-la, percebendo que sua amada filha morava num lugar imundo. Ele a colocou num barco, para fugir de volta para seu lar. Porém, o espírito-pássaro invocou uma tempestade ártica para frustrar a fuga.
Então o pai se desesperou e jogou Sedna ao mar. A jovem, contudo, se agarrou na borda do barco e seu pai se sentiu obrigado a cortar seus dedos. Os dedos cortados se transformaram em animais marinhos, como focas, baleias e morsas.
Sedna foi morar no fundo do mar, de onde reina sobre os animais marinhos.
Outra versão do mito explica que Sedna, uma moça jovem e muito galanteada pelos jovens do povoado onde vivia, nunca aceitava seus pretendentes - até que se apaixonou por um cachorro e com ele casou.
Os jovens pretendentes, raivosos, levaram a moça para o mar dentro de uma canoa e a jogaram nas águas geladas. Para se salvar, Sedna agarrou-se na lateral do barco, mas os homens cortaram seus dedos para que ela morresse afogada.
Quando seus dedos caíram no mar, transformaram-se nas primeiras focas e outros seres marinhos enquanto Sedna ia para o fundo, onde se transformaria na Rainha dos Seres Marinhos.
Sedna, devido ao grande sofrimento pelo qual passou, tornou-se rancorosa, e quando alguém a ofende ela prende todos os animais para que ninguém possa pescar nem caçar. Um homem bravo, com poderes de xamã, deve então ir até o fundo do mar para pentear e desenbaraçar os cabelos de Sedna - sujos e lodosos pelos pecados humanos que afundam na água. Sedna fica agradecida ao ter seus cabelos limpos e arrumados em duas grandes tranças e, por isso, liberta os animais para que a humanidade possa se alimentar outra vez.


Fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário